Arquitetura
Estúdio Módulo
Autores
Marcus Vinicius Damon, Guilherme Bravin
Colaboradores
Alessandra Figueiredo, Erica Tomasoni
O projeto consiste na reforma e ampliação de uma casa existente, construída em 1959, na região do Parque da Previdência, em São Paulo. A nova organização proposta setoriza a casa em dois blocos:
A casa existente será mais íntima, com quarto dos filhos, sala de atividades para as crianças que poderá ser convertido em quarto de hóspedes, lavanderia e depósito. O novo bloco acolhe o programa social, como estar, cozinha, escritório e suíte do casal.
A conexão entre a edificação existente e a nova pode ser definida tanto pelo visual e materialidades (fechamentos em tijolos maciços) como também pelos novos elementos construídos (passarela e varanda).
A passarela funciona como o principal elemento de circulação. Através desse eixo, são orientados os acessos desde o ambiente externo o interior da ampliação. O desenho toma partido da relação entre o acesso a partir da calçada, em cota superior, e desnível natural do terreno, em declive, buscando criar conforto e despertar sensações para quem passeio pela casa.