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Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves

1º Prêmio | Concurso Público Nacional de Arquitetura, Rio de Janeiro, 2009.

Um teatro pertence àquelas iniciativas que desempenham um papel essencial na vida cultural de um povo. De caráter público, por definição, os locais de espetáculo têm, de fato, uma função primordial na estruturação das cidades e dos territórios que irrigam culturalmente.

O NTCA será o lugar da exposição da história das artes da Bahia e da sua produção cultural. Assim, fluxos de pessoas serão captados por galerias que funcionarão como um espaço didático ao refletir todo o trabalho de produção e desenvolvimento realizado no edifício. Ao explicitar seu vínculo com a arte, o NTCA replicará suas ações para outras localidades, tornando-se um centro de difusão cultural promotor de inúmeras atividades: um campo de sinergia aberto para as mais diferentes expressões artísticas, dotado de espaços de espetáculos e de produção, bem equipados e multifuncionais.

[o PARTIDO e estratégia do projeto]

O projeto atende à recomendação de conceituar a proposta de intervenção em três níveis: REQUALIFICAÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO e AMPLIAÇÃO. Além disso, a implantação das reformas deverá seguir um cronograma de etapas que permita o funcionamento do NTCA ininterrupto, garanta a sua exequibilidade, e proporcione um caminho de parceria, onde o programa colocado pelo edital se complete pela arquitetura. Duas estratégias são fundadoras do partido: a preservação da integralidade volumétrica do edifício pré-existente e a construção de uma nova topografia envoltória - em extensão do território da cidade - com a ordenação de seus fluxos a partir dos acessos e a comunicabilidade de suas funções. Surge uma placa que intercepta o volume do teatro e amplia, em um jardim suspenso, a cota pública urbana. Ocupam-se os espaços negativos fortalecendo a ideia de uma cobertura geradora de sombra. Fica estabelecida assim a permeabilidade física e funcional entre a construção existente e a nova que se tornam um único organismo com circuitos diferenciados: o técnico - que articula os espaços funcionais atuais com os propostos - e o público - que garante aos visitantes a fruição pelas galerias expositivas.

[a estratégia de preservação do PATRIMÔNIO MODERNO]

A estratégia adotada foi a de sublinhar e reafirmar a natureza e a força volumétrica do edifício atual, preservando e respeitando os valores culturais, históricos e estéticos do conjunto existente e as premissas básicas do projeto original de José Bina Fonyat Filho, na manutenção da sua integridade e do seu desenho, que resolve engenhosamente em um único volume o programa. Assim, não pareceu ser oportuno criar um novo volume, mas sim uma nova topografia que absorvesse toda a ampliação sem ferir o partido original. Adotando-se a cota do piso do Foyer como base para este novo relevo, manteve-se apenas este como um pavilhão destacado, conforme o projeto inicial previa.

A criação de dois circuitos independentes, funcional e público, faz a integração entre a nova ampliação e o edifício existente, estabelecendo um diálogo coerente e equilibrado que potencialize e aperfeiçoe a utilização do espaço físico do complexo.

Um teatro pertence àquelas iniciativas que desempenham um papel essencial na vida cultural de um povo. De caráter público, por definição, os locais de espetáculo têm, de fato, uma função primordial na estruturação das cidades e dos territórios que irrigam culturalmente.

O NTCA será o lugar da exposição da história das artes da Bahia e da sua produção cultural. Assim, fluxos de pessoas serão captados por galerias que funcionarão como um espaço didático ao refletir todo o trabalho de produção e desenvolvimento realizado no edifício. Ao explicitar seu vínculo com a arte, o NTCA replicará suas ações para outras localidades, tornando-se um centro de difusão cultural promotor de inúmeras atividades: um campo de sinergia aberto para as mais diferentes expressões artísticas, dotado de espaços de espetáculos e de produção, bem equipados e multifuncionais.

[o PARTIDO e estratégia do projeto]

O projeto atende à recomendação de conceituar a proposta de intervenção em três níveis: REQUALIFICAÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO e AMPLIAÇÃO. Além disso, a implantação das reformas deverá seguir um cronograma de etapas que permita o funcionamento do NTCA ininterrupto, garanta a sua exequibilidade, e proporcione um caminho de parceria, onde o programa colocado pelo edital se complete pela arquitetura. Duas estratégias são fundadoras do partido: a preservação da integralidade volumétrica do edifício pré-existente e a construção de uma nova topografia envoltória - em extensão do território da cidade - com a ordenação de seus fluxos a partir dos acessos e a comunicabilidade de suas funções. Surge uma placa que intercepta o volume do teatro e amplia, em um jardim suspenso, a cota pública urbana. Ocupam-se os espaços negativos fortalecendo a ideia de uma cobertura geradora de sombra. Fica estabelecida assim a permeabilidade física e funcional entre a construção existente e a nova que se tornam um único organismo com circuitos diferenciados: o técnico - que articula os espaços funcionais atuais com os propostos - e o público - que garante aos visitantes a fruição pelas galerias expositivas.

[a estratégia de preservação do PATRIMÔNIO MODERNO]

A estratégia adotada foi a de sublinhar e reafirmar a natureza e a força volumétrica do edifício atual, preservando e respeitando os valores culturais, históricos e estéticos do conjunto existente e as premissas básicas do projeto original de José Bina Fonyat Filho, na manutenção da sua integridade e do seu desenho, que resolve engenhosamente em um único volume o programa. Assim, não pareceu ser oportuno criar um novo volume, mas sim uma nova topografia que absorvesse toda a ampliação sem ferir o partido original. Adotando-se a cota do piso do Foyer como base para este novo relevo, manteve-se apenas este como um pavilhão destacado, conforme o projeto inicial previa.

A criação de dois circuitos independentes, funcional e público, faz a integração entre a nova ampliação e o edifício existente, estabelecendo um diálogo coerente e equilibrado que potencialize e aperfeiçoe a utilização do espaço físico do complexo.

1º Prêmio | Concurso Público Nacional de Arquitetura, Rio de Janeiro, 2009.

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